Quem nunca ouviu falar em leitura dinâmica?
Provavelmente, todo mundo pelo menos tem uma ideia básica do que seja, ou já ouvir falar sobre isso: é uma técnica específica de leitura, em que se lê muito mais rapidamente, do que o nosso jeito convencional, que aprendemos na escola.
Um leitor comum lê, em média, 150 palavras por minuto e compreende 60%. O leitor dinâmico de nível avançado consegue ler, em média, 800 palavras por minuto, assimilando 90% do texto, afirmam os adeptos da técnica. (Sim, tudo isso !!!!!!!!!!!!!!! será?!?!?!?)
A técnica consiste, basicamente, em não ler silabicamente as palavras. Quando lemos uma sentença, estamos mentalmente pronunciando a palavra. Já na leitura dinâmica, acontece diferente: lê-se a palavra já pelo seu significado, como se ela fosse um desenho - você rapidamente capta a ideia da mesma. Segundo especialistas, a mente captaria o significa mais rápido daquela palavra e, por conquencia, das sentenças.
Outro segredo é ler as palavras em blocos, ou seja, enxergar mais de uma palavra ao mesmo tempo e reduzir as paradas nas linhas do texto, evitando dispersar-se.
A grande sacada é: receber o maior número de informações possíveis, num espaço de tempo menor, mantendo a mente concentrada e focada.
Quem é que não gostaria de ler um livro em uma semana, ao invés de esperar um mês para finaliza-lo?!
Como eu já imaginava, é claro que este tipo de leitura tem seus prós e contras...
Neurologistas afirmam que até certo ponto se tem uma compreensão total do assunto tratado na leitura, mas este procedimento não é indicado para leittras com finalidades específicas como o estudo, por exemplo, em que se exige maior compreensão e memorização, pois o conhecimento fica superficial e falho.
Para a neurocientista Aniela França, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a vocalização mental que a técnica tenta eliminar é o que ajuda a aumentar a concentração e a entender melhor o conteúdo. "A voz mental é usada até para organizar as ideias no pensamento."
Fica a dica: recorra ao método da leitura dinâmica para casos em que a leitura não for tão fundamental na sua vida, como nos estudos, por exemplo, em que se exige grande compreensão e conhecimento a longo prazo. Se for utliliza-la, utilize-a para leituras de entretenimento.
Se puder, não a utilize... há coisa melhor que se deleitar numa leitura, linha por linha, degustar palavra por palavra, ampliar seu vocabulário, explorar sua imaginação e criatividade, viajar por lugares, países, décadas, séculos e épocas... e lembrar das maravilhas que leu para o resto da vida?
Isto não tem preço!
Boa leitura para vocês!
Flávia
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1032384-neurologistas-explicam-pros-e-contras-da-leitura-dinamica.shtml

Parabéns sobrinha por mais esta iniciativa,precisamos de um mundo melhor
ResponderExcluire pessoas com essa força de vontade em
ajudar o próximo.
TE AMO...SUCESSO NESSE PROJETO.
Bjs Gilmara Branco
oi tiaaaa!
Excluirque bom que vc curtiu!!! to começando pequeneninha, mas o desejo é grande!
Toda semana terá uma novidade!
Beeeijos
Te amo!!!